Uma das coisas mais gostosas que o homem já criou sem dúvida foi o chocolate. Há rumores que tenha sido criado por civilizações pré-colombianas na América Central, a partir daí foi levado a Europa em meados dos séculos XVII e XVIII.
O solo e clima europeu não favoreciam o cultivo da matéria prima do chocolate. Por esse motivo as colônias americanas continuaram a fornecer o cacau, já que seu clima tropical úmido era ideal para o plantio.
Os nativos consumiam o chocolate na forma de bebida quente e amarga, os europeus não se adaptaram a tal gosto e mudaram suas propriedades para deixá-lo mais doce. A partir de então o chocolate passou por várias evoluções até chegar ao estado que encontramos nos supermercados hoje.
Sólido, em pó, em barras, forma de ovos e bombons, líquido entre outras formas que o chocolate ganhou no decorrer dos tempos.
A cerca dessa deliciosa invenção, surgiram vários mitos populares nem sempre verdadeiros e o Alucinético mostra as verdades e inverdades sobre o chocolate.
Veja.
Dizem que o chocolate nos da força: Verdade!
Um mero pedaço de chocolate pode fornecer energia suficiente para uma mulher adulta andar 45 metros. É comprovado cientificamente! Um simples pedaço de chocolate tem 10% da quantidade recomendada de ingestão diária de ferro.
Então se você sabe que sua namorada está brava contigo, JAMAIS de chocolate a ela. Pode ser muito perigoso para você mesmo.
O chocolate danifica a pele: Mentira!
Estudos comprovam que as glândulas sebáceas não respondem diretamente aos alimentos e sim aos hormônios produzidos pelo próprio organismo. O chocolate não causa ou agrava a acne, isso é um mito. Mas não exagerem!!
Venenoso para animais: Verdade!
O chocolate pode ser mortal para: cachorros, cavalos, papagaios, hamsters e gatos. Devido a um ingrediente chamado “Teobromina” que pode ser tóxica, em certas quantidades, para o sistema nervoso central e para os músculos cardíacos dos animais, principalmente filhotes. 1 kg de chocolate ao leite, ou 146 g de chocolate de culinária são suficientes para matar um cão de 22 kg. Mas não se desesperem criadores “coruja” existem empresas como a Nestlé que fabricam chocolate para consumo animal.
$$ com chocolate: Verdade!
Estudos mostram que as pessoas gastam anualmente mais de 7 bilhões de dólares com chocolate. Pesquisas de consumo individual de chocolate indicam que cada pessoa consume cerca de 5 quilos de chocolate por ano.
Suíça é a maior do mundo: Mentira!
Tradicionalmente lembrada por sua excelência em chocolates, a Suíça não é o país com o maior número de representantes na lista dos nove maiores fabricantes de chocolate do mundo. Segue a lista.
1º Mars (empresa americana dos famosos M&Ms e Twix, em 2009 últimos dados disponíveis, somou 16,5 bilhões de dólares em receita líquida).
2º Nestllé (gigante empresa suíça somou em 2009, a receita líquida de 11,393 bilhões de dólares.)
3º Grupo Ferrero (o grupo italiano dono de marcas como Ferrero Rocher, Nutella e Kinder em 2009, sua receita foi de 8,997 bilhões de dólares).
4º e 5° Kraft Foods e Cadbury, a Kraft Foods era a quinta maior fabricante de chocolates do mundo, segundo a Candy Industry. Em 2009, último ano antes da transação, a Kraft obteve receita líquida de 8,3 bilhões de dólares. Entre seus produtos, estão o Toblerone e os wafers da Nabisco.
6º Hershey’s (orgulho americano, em 2009 a empresa gerou receita líquida de 5,319 bilhões de dólares).
7º Lindt & Sprungli (a empresa suíça também dona da Toffer registrou receita líquida de 2,569 bilhões de dólares em 2009)
8º Ezaki Glico (em 2009, últimos dados disponíveis, a empresa japonesa obteve receita líquida de 1,567 bilhão de dólares.)
9º Meiji Seika (a também japonesa fechou 2009 com receita líquida de 1,560 bilhão de dólares).
Chocolate previne envelhecimento: Verdade!
A massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode até ajudar a prevenir o cancro.
Chocolate e felicidade: Verdade!
O Chocolate estimula a produção de hormônios na área das emoções semelhantes aos liberados quando estamos apaixonados ♥. Ele ajuda combater a depressão, hipertensão, tumores e o melhor até o stress da Tensão Pré Menstrual.
Metros de Chocolate: Verdade!
A maior maqueta de chocolate até hoje construída foi a da cidade olímpica de Barcelona, em 1985. Pesava duas toneladas e tinha 10 metros de comprimento.
Chocolate e boa forma: Em partes
O Chocolate puro tem pouca gordura e, grande quantidade de magnésio e ferro. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comê-lo sem trazer prejuízos ao organismo. O difícil é moderar o consumo. Cuidado!
Vicio: Verdade!
Existem relatos de consumidores auto-identificados como viciados em chocolate. Investigações mostram que esses viciados relataram um número significativamente maior de episódios, bem como uma maior quantidade de consumo chocolate do que os não viciados. No entanto, após o consumo, houve aumento de sensações de culpa e nenhuma mudança significativa na sensação de depressão ou relaxamento. Quando foram considerados os índices de transtornos alimentares e depressão, os viciados atingiram níveis mais altos, no entanto, comer chocolate não melhorou o seu humor. Fonte Wikipédia.
Fonte: Wikipédia, Exame, Mundo das Marcas, e vários blogs e sites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário