Esse post vai
para a rapaziada de plantão que gosta de personalizar o ‘carango’. Quem não nunca se imaginou em um Existem os
que gostam e gastam mais dinheiro na estética do veículo, os que são fascinados
em sons automotivos e os que preferem mexer na potência de seu motor. Para esse último caso uma das dúvidas que
encontramos na hora de deixar o carro mais ‘envenenado’ é a seguinte: retirar
silenciador e conversor do escapamento aumenta potência?
O site Auto
Esporte, da Rede Globo, perguntou ao expert no assunto Sidney Oliveira, gerente
de vendas e marketing da Bosch e vice-presidente da Associação Brasileira de
Engenharia Automotiva.
O
que acontece tecnicamente com um veículo quando retiramos do escapamento os
silenciadores e o conversor catalítico? Ocorre aumento de potência? Aumenta o
consumo de combustível?
“Ao retirar
os dois ítens, o veículo deixará de atender aos limites de emissões de
poluentes e de ruídos previstos em lei. Com menor contrapressão, o motor até
poderia ganhar um pouco de potência, mas isso acaba não ocorrendo porque ele
não está calibrado para funcionar nestas condições".
A retirada desses itens
altera a contrapressão do escape (restrição de saída dos gases, que ocorre na
passagem deles pelo catalisador e pelo silencioso), fazendo com que o motor
passe a trabalhar fora de calibração, fator que leva em conta o nível de
emissões de gases, o consumo de combustível, a dirigibilidade e o
ruído. Oliveira aponta que, dessa forma, qualquer alteração
fatalmente irá comprometer um ou mais desses quesitos. "Aliás, essa
mudança pode até acarretar aumento de consumo de combustível”.
Ele comenta ainda que até as
curvas do escapamento interferem na calibração do motor. “É verdade que um
sistema mais aberto e livre poderia melhorar sensivelmente o desempenho, mas só
se o motor estivesse devidamente ajustado para um escape desse tipo” explica.
Se liga aí rapaziada!
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