quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vodca. Conheça!

Todo mundo sabe que a vodca (ou vodka) é uma das bebidas destiladas mais consumidas no mundo, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%, a vodca é um destilado proveniente de cevada, batatas, milho, trigo, centeio, ervas ou figos fermentados. 


O processo de fabricação da vodca é o mesmo que o do uísque (ou wiskie), mas enquanto que este é destilado a baixas temperaturas, o que dá o sabor a cereais, a vodca é destilada a altas temperaturas e depois submetida a filtragens químicas para neutralizar os aromas dos cereais.
Existem vários tipos de vodca, sendo classificados basicamente como:
Ocidental - prima pela pureza e claridade, possuindo aroma neutro e um sabor de álcool limpo combinado à suavidade. As técnicas de produção levaram a uma vodca com mínimas quantidades de resíduos aromáticos e de sabor;
Polonês - é caracterizada pela pureza, mas cria uma vodca de sabor e aroma mais acentuados. Possui um discreto aroma adocicado e um paladar suave, onde o sabor adocicado demora a desaparecer. São ligeiramente mais oleosas;
Russo - bebidas muito suaves de sabor marcante e agradável, marcado por uma sensação de queima depois de ingeridas.
Apesar de ser consumida principalmente em países frios da Europa e América do Norte, onde normalmente se ingere pura, no resto do mundo é consumida em misturas com outras bebidas, como sucos de frutas ou refrigerantes.
No Brasil por exemplo, o consumo de vodca com bebidas energéticas, apesar de contra-indicado, virou mania, principalmente entre o público jovem freqüentador de baladas e casas noturnas por todo o país, onde são vendidos os já tradicionais "combos" que oferecem ao cliente uma garrafa de vodka combinada a um determinado número de latas de energético.
Com atenção especial aos consumidores que tem o costume de misturar vodca com suco de frutas, as marcas começaram a criar seus próprios coquetéis e vende-los prontos como a Caipiroska da Smirnoff.
Existem várias marcas importadas famosas do destilado como SKYY VODKA, ABSOLUT VODKA, SMIRNOFF, LIQUID VODKA, HORILKA, STOLICHNAYA, BELVEDERE, BLAVOD, BOLS TRIDESTILADA,  CIROC, DIVA, LEVEL, GREY GOOSE, WYBOROWA E XELLENT.
No cenário nacional contamos com ASKOV, ARTOFF, BARKOV, KOVAK, LEONOFF, RAJSKA LEMON entre outras.

Vamos citar aqui três grandes marcas.



SKYY VODKA
SKYY VODKA nasceu da combinação entre prazer e trabalho, nos Estados Unidos, na década de 1990. Seu criador, Maurice Kanbar, que tinha forte ligação com o cinema e Hollywood, era um apreciador de vodka e desenvolveu um processo inovador de filtração e destilação em busca de uma vodka com o mais alto grau de pureza.
Depois de sua criação, SKYY VODKA precisava de uma embalagem glamorosa que reafirmasse sua qualidade e inovação. Para isso, Maurice buscou inspiração nos céus de São Francisco e desenvolveu uma garrafa de tom azul-cobalto em homenagem à cidade que se tornou uma verdadeira marca registrada, hoje reconhecida pelos consumidores. A marca é uma das mais conhecidas do mundo e pertencente ao Grupo Campari.
O San Francisco Examine, EUA Today e The Wall Street Journal espalhou a noticia sobre o produto novo com o nome cativante e garrafa azul cobalto. Skyy foi rapidamente reconhecida como a marca de qualidade, estilo e inovação.
Como o líder nacional mais rápido do mundo, a vodka super-premium cresceu e a Skyy forjou uma parceria com o Grupo Campari, um dos dez espíritos empresas no mundo, estendendo o alcance da marca e facilitando o crescimento e sucesso.
O lançamento recente de uma nova vodka ultra-premium, SKYY90, representa o compromisso SKYY para avançar com uma paixão pela qualidade e inovação
que continua a fazer SKYY uma das principais marcas do mundo.
SKYY é a vodka líder com o menor número de impurezas e um sabor suave e limpa.


No ano de 2002, SKYY VODKA chegou ao Brasil e, em pouco tempo, ganhou lugar de destaque no País. Logo depois, começou a ser produzida aqui com a mesma qualidade e pureza dos EUA. É uma marca que veicula em suas campanhas o conceito de sedução e baladas sofisticadas.
http://www.radioq.de/wp-content/uploads/absolut_logo_greycmyk.jpg
ABSOLUT VODKA
Absolut é uma marca de vodca sueca fundada em 1879 por L.O. Smith na pequena cidade sueca de Åhus. Revolucionou a fabricação de vodca por meio do processo de destilação contínua.
ABSOLUT VODKA é a quarta maior marca do mundo em bebidas premium. Cada garrafa da ABSOLUT VODKA é produzida em Åhus no Sul da Suécia.
Pertencente ao grupo francês Pernod Ricard, ABSOLUT VODKA é vendida em 150 países, sendo a 2ª marca de vodca mais consumida do mundo, além de ser a 4ª maior marca internacional de bebidas destiladas do planeta somente atrás de nomes como Bacardi, Smirnoff e Johnnie Walker. Somente nos Estados Unidos são consumidos anualmente aproximadamente 92 milhões de litros (mais de 10 milhões de caixas), ou seja, cerca de 40% das vodcas importadas pelos americanos são da marca ABSOLUT. Os diferentes sabores representam aproximadamente 15% de suas vendas. Seus maiores mercados são Estados Unidos, Canadá e México.
Muito da fama da marca Absolut é resultado de uma longa campanha publicitária, criada pela agência TBWA, baseando-se no formato característico de suas garrafas. Esta campanha foi iniciada por volta de 1980, com o fotógrafo Steven Bronstein e, com mais de 1500 anúncios, é uma das mais longas campanhas do mundo.
Muitos destes artigos são internacionalmente reconhecidos, quase sempre seguindo um padrão com um objeto na forma de uma garrafa de vodca Absolut ao centro e um título Absolut logo abaixo.
Em 2008 a fabricante sueca Vin & Spirit, dona da marca Absolut foi vendida por 5,63 bilhões de euros à companhia francesa Pernod Ricard tornando-se líder mundial da indústria de bebidas destiladas e vinhos.
Em 2010 foram vendidos 99 milhões de litros de Absolut.
 http://cdn.mundodastribos.com/235578-absolut-vodka-sabores-pre%C3%A7os-1.jpg
Além da tradicional vodca neutra, Absolut também está disponível nos seguintes sabores:
Absolut Peppar (a primeira vodka Absolut com sabor, lançada em 1986, com sabor de pimentachili);
Absolut Citron (sabor de lima, lançada em 1988);
Absolut Kurant (sabor de groselha, lançada em 1992);
Absolut Mandrin (sabor de tangerina, lançada em 1999);
Absolut Vanilia (sabor de baunilha, lançada em 2003);
Absolut Raspberri (sabor de framboesa, lançada em 2004);
Absolut Apeach (sabor de pêssego, lançada em 2005);
Absolut Level (vodka de segmento premium, lançada em 2006);
Absolut Ruby Red (sabor de toronja, lançada em junho de 2006);
Absolut Pears (sabor de pêra, lançada em janeiro de 2007);
Absolut 100 (50% de álcool, lançada em maio de 2007);
Absolut Mango (sabor de manga, lançada em setembro de 2008);
Absolut Berri Açaí (sabor de açaí, romã e mirtilo, lançada em fevereiro de 2010).

http://toasts-tastes.com/wp-content/uploads/2010/10/Smirnoff-Logo1.jpgSmirnoff
Uma das marcas mais conhecidas no mundo é a Smirnoff, ela está avaliada em US$ 3.624 bilhões, ocupando a posição de número 89 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Seus produtos são comercializados em mais de 140 países e produzidos nos cinco continentes em mais de 19 países. A marca vende mais de 230 milhões de garrafas (1 litro) por ano, tendo como seus maiores mercados os Estados Unidos, a Grã Bretanha, Canadá, Brasil e África do Sul.
Nos últimos anos a SMIRNOFF associou sua marca com megaeventos culturais e baladas moderninhas nos principais mercados da Europa. O resultado foi alcançado em 2005, quando a SMIRNOFF conquistou o posto de bebida destilada mais consumida do planeta. Recentemente, em 2007, a marca lançou o SMIRNOFF EXPERIENCE, um concurso cultural onde um grupo de 10 pessoas de vários países (dois representantes do Canadá, um dos Estados Unidos, um da América Latina hispânica, um da Tailândia, um da África do Sul, um do Japão, um da Polônia, um do Reino Unido e um do Brasil) ganharia uma viagem de 300 dias pelo mundo, para conhecer diferentes culturas e curtindo as melhores festas de cada lugar. Para candidatar-se, os interessados deveriam gravar vídeos de até 90 segundos, dizendo, com suas próprias palavras, por que é a pessoa que deveria ser eleita e encerrar dizendo a seguinte frase, em inglês: Eu sou o cara (ou a garota) e quero viver puras possibilidades pelo mundo. O vencedor foi anunciado em um badalado evento no dia 13 de novembro, e juntou-se aos outros nove ganhadores que viajaram para à Cidade do Cabo (África do Sul), no início de dezembro. Os destinos seguintes incluíram Salvador e cidades como Bombaim, Tóquio, Bancoc, Londres, Paris, Amsterdã, Berlim, Copenhague, Varsóvia, Ibiza, Los Angeles, San Francisco e Nova York, entre outras.
A mais recente ação global da marca é o SMIRNOFF NIGHTLIFE EXCHANGE PROJECTS, o primeiro intercâmbio de baladas do mundo. Essa ousada ação, que aconteceu pela primeira vez no dia 27 de novembro de 2010, fez com que 14 países demonstrassem o melhor estilo e formas de celebrar a noite, tudo isso com aquela dose cultural de cada um deles. Funciona assim: os internautas deram suas sugestões no Facebook de como seria a balada perfeita em seu país. Os melhores conteúdos de cada país foram selecionados e colocados dentro de containers/baladas, e despachados para cada um dos 14 países participantes. Neste dia o mundo trocou as noites, ou seja, cada país recebeu o container preparado pelo outro, e assim, aproveitaram todas as surpresas preparadas. Participaram desta ação o Brasil, Argentina, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, África do Sul, Líbano, Polônia, Índia e Tailândia. O objetivo da ação era reforçar o conceito global da marca e promover momentos onde os indivíduos possam dizer “I Was There” (eu estive lá). O projeto fez tanto sucesso que em 2011 foi ampliado: 10 milhões de pessoas irão descobrir, compartilhar e trocar experiências das baladas mais originais em 50 países.
 http://comunicadores.info/wp-content/uploads/2011/04/smirnoff_descascar-4_web.jpg
 

TOP TEN marcas premium mundial 2010
 
Smirnoff   24.8 milhões de litros
Bacardi  19.3 milhões de litros
Johnnie Walker  (contando Johnnie Walker Red, Black, Green, Gold, Blue and Swing.)          16.2 milhões de litros
ABSOLUT VODKA  10.9 milhões de litros
Jack Daniel’s  9.9 milhões de litros
Captain Morgan  9.0 milhões de litros
José Cuervo  7.0 milhões de litros
Jagermeister  6.6 milhões de litros
Baileys  6.6 milhões de litros
Ballantine’s  6.2 milhões de litros

 
Fonte: Site Absolut http://www.absolut.com/content/about/pdf/en/TOP_TEN_PREMIUM_SPIRIT_BRANDS_2010.pdf
Site SKYY http://www.skyy.com/
Site Smirnoff http://www.smirnoff.com/br-br/
Mundo das marcas http://mundodasmarcas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário