sábado, 7 de janeiro de 2012

Vorax. Rossin-Bertin.

Poucos sabem da existência dessa marca de nome estranho e muito menos de sua origem, afinal, quem ou o que é Rossin-Bertin?

Bom, um amigo postou no facebook fotos de um carro super legal e essa foto deu uma boa repercussão, o “possante” era show de bola mesmo.  
Tratava-se do superesportivo Vorax. Como todo e qualquer homem e estudante de marketing, resolvi pesquisar mais sobre que carro era aquele, qual a sua marca, quanto vale e seu país de origem... A partir desse momento me surpreendia a cada site que continha informações sobre o tal Vorax.

Para começar o nome da marca era estranho Rossin-Bertin, mas para minha surpresa se tratava de uma marca brasileira.
Sim meus caros leitores, BRASILEIRA. Rossin-Bertin pretende atuar no segmento dos fora-de-série nacionais hoje quase que só lembrado por marcas como Agrale, Chamonix, Lobini, TAC e Troller.
Tudo obra de Fharys Rossin, um bem-sucedido designer da ex General Motors que ajudou na elaboração do novo Camaro. Como projetista de um carro próprio, Rossin ganhou a associação do milionário nato Natalino Bertin Junior, proprietário da importadora Platinuss e herdeiro de um dos maiores grupos frigoríficos do país.

Os números divulgados são impressionantes. Segundo a marca já foram investidos 30 milhões de reais ao longo de três anos e mais 35 milhões serão necessários até o lançamento do carro no mercado, no primeiro semestre de 2012. 
Seu preço será em média 700 mil reais, mesma faixa de Maserati e dos melhores Porsche, e metade do valor médio de uma Lamborghini ou Ferrari no Brasil.

Caro não? Mas acredite, a qualidade construtiva justifica o preço.
O chassi de alumínio é fabricado pela Alcoa, o mesmo fornecedor de ninguém menos que a Ferrari. A carroceria leva fibra de carbono, e o motor BMW V10 vem das atuais M5. O motor possui cinco litros e terão duas versões com 507 cavalos e outra com turbocharger para gerar até 750 cavalos
Além disso, todos os sistemas de transmissão, direção, suspensão e freios também terão origem bávara. Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos com velocidade máxima de 372 km/h!!
O Vorax será produzido em Santa Catarina pela Rossin-Bertin. São planejadas 300 unidades nos primeiros cinco anos. No Salão, o modelo aspirado foi apresentado numa carroceria cupê, enquanto o sobre-alimentado apareceu como conversível. O aspirado já está 100%, com direito a ronco ensurdecedor em pleno Anhembi, e a qualidade proposta é realmente estimulante, mas o design dividiu opiniões.
É, senhoras e senhores, o Brasil pelo jeito tem tudo para entrar na disputa dos super-carros, vamos esperar o desfecho dessa história. 

Ficha técnica:
Motor: 10 cilindros em V, 4999 cm3
Potência: 570 cv a 7750 rpm
Torque: 53 mkgf a 6100 rpm
Câmbio: seqüencial de 7 marchas, tração traseira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 3,6 segundos (versão Supercharger)
Velocidade máxima: 372 km/h (versão Supercharger)
Dimensões: comprimento 472 cm, entre-eixos 278 cm, altura 127 cm, largura 195 cm
Peso: 1.300 kg (estimado)

Fonte: Quatro Rodas e inúmeros sites

3 comentários:

  1. isso é uma maquina e tanto heim ^^

    ResponderExcluir
  2. Apenar de ser de janeiro a noticia, ja foi anunciado ano passado que o motor BMW usado no carro vai ser trocado por um V8 Sueco da Koenisegg

    ResponderExcluir