quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

QI = Quem indica

Currículo bem elaborado? Não. Networking, esse é o segredo.

Você pode ser a pessoa mais incrível e qualificada com o mais invejável currículo disputando a vaga mais desejada na empresa mais cobiçada. Se o outro candidato conhecer o empregador ou recrutador, por exemplo, a vaga será dele.
http://opendoorz.files.wordpress.com/2011/02/people-networking21.jpg

Esse é o famoso networking ("net" significa rede e "working" significa trabalhando, seria uma tradução adaptada para rede de contatos) continua sendo uma das principais ferramentas para alavancar sua ,as vezes humilde carreira. Quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa colocação profissional. Buscar, criar, desenvolver, manter e explorar a rede de contatos e relacionamentos auxilia bastante na busca de uma nova posição no concorrido mercado de trabalho hoje em dia, além de ser uma fonte rica de aprendizado, informações e sugestões sobre a área de atuação do profissional.

Existem reuniões, almoços, jantares, happy hour e confraternizações com funcionários de várias empresas; lá eles se conhecem, trocam experiências, informações e montam sua lista de contatos. O networking não pode ser confundido com o  relacionamento estratégico. 

Relacionamento estratégico é a estratégia de formação de redes de contatos úteis. O networking se tornou um jargão entre muitas pessoas. Já o relacionamento estratégico não. O relacionamento estratégico define pessoas ou empresas a conhecer e como chegar a estas pessoas.

Para se ter uma idéia, segundo pesquisa realizada pela Catho Online – Pesquisa dos Executivos 2011– o networking é a maior fonte para conquistar um emprego. Dos 46.067 profissionais respondentes, 59,4% afirmam que a indicação de amigos foi a maneira para estarem em seus empregos atuais.

Conheça algumas dicas para desenvolver um networking eficaz e aumentar  as  chances de ser indicado para uma oportunidade de emprego:


1.Fontes:

Procurar  ex-empregadores, ex-colegas de trabalho, ex-formandos de turma, clientes, fornecedores, concorrentes, membros de associações de classe, amigos e parentes  é o caminho para formar a rede de relacionamentos.

2.Referências:


Pedir um feedback aos seus contatos mais próximos sobre a qualidade de seu currículo e sobre o modo como o está divulgando ajuda a identificar possíveis falhas e tornar a abordagem ainda mais assertiva.

3.Ampliação:

Para cada pessoa que contatar, peça o nome de alguém que possa oferecer sugestões de como encontrar um novo emprego. É indicado dizer que possui interesse em marcar uma reunião para conversar melhor e ouvir suas sugestões.
 
4.E-mail:

Ao abordar seus contatos por e-mail, tenha atenção especial na elaboração do texto. Procure enviar e-mails individuais e seja direto, destacando seu interesse em retornar ao mercado de trabalho ou conseguir uma nova colocação.

5.Abordagem:

É importante não exagerar na agressividade e “sair pedindo” um emprego, mas sim um conselho, deixando claro sua disponibilidade para novas oportunidades. Dessa forma, as pessoas se esforçarão para ajudar.

 
http://mdemulher.abril.com.br/imagem/carreira-emprego/interna-slideshow/almoco-negocios-nova-389.jpg

Um networking bem feito sempre traz bons resultados, independente do cargo ou área desejadoa. Manter uma imagem positiva perante ex-colegas de trabalho, de faculdade e até mesmo amigos e parentes pode fazer com que indicações de oportunidades apareçam de onde menos se espera.

Fica a dica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário